
O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
HISTORIA do Boxe
Populares na Argentina nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. O desporto foi reformado em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos e o uso de luvas. Entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada. Porém, quando ressurgiram as Olimpíadas da Era Moderna, o Comité Olímpico Internacional (COI) não admitia a inclusão do boxe por não achar o desporto condizente com o clima de confraternização entre os atletas.[1] O boxe foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, só se tornando um desporto olímpico moderno na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.
O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe inglês, os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.
O boxe profissional possui dez ou doze rounds no máximo.
Na Argentina
Um esporte muito popular, que teve grande quantidade de campeões mundiais argentinos: Horacio Acavallo, Nicolino Locche, Víctor Galíndez, Miguel Castellini, Miguel Cuello, Hugo Corro, Sergio Palma, Santos Laciar, Gustavo Ballas, Ubaldo Sacco, Juan Martín Coggi, Pedro Décima, Julio Vázquez, Néstor Giovanni, Jorge Fernando "locomotora" Castro, Marcelo Domínguez, Carlos Salazar, Juan Córdoba, Hugo Soto, Víctor Godoi, Pablo Chacón e Raúl Balbi.
Carlos Monzón merece um parágrafo à parte, considerado entre os grandes do esporte argentino, foi campeão mundial médio entre 1970 e 1977 obtendo 14 defesas com sucesso.
Omar Narváez é o atual campeão na categoria mosca e leva 13 defesas com sucesso.
Mesmo sem ter sido campeão, Oscar "Ringo" Bonavena ficou na memória de todos os argentinos por sua personalidade. Simplicidade, ingênuo e de coração puro, emocionou com sua mítica luta contra o grande Cassius Clay.